Home

Para ser lido ao som de:

Amanhã começam as vendas de ingressos da 17ª Maratona de mais de 400 Filmes – o Bafici, e eu fiz uma pequena seleção que sei-lá-talvez-quem-sabe pode te interessar.  Claro que tem sugestões no estilo, “filme-novo-do-diretor-fulano-que-ganhou-premio-no-festival-x”, mas, contudo, porém, todavia, a lista destaca principalmente algumas sinopses que me pareceram interessantes do programa. Pois é, eu gosto de ler o programa inteiro, normalmente o faço na fila pra dar assim algo de emoção, tendo que ler o máximo de resumos até chegar a minha vez de comprar, além de organizar uma agenda em que é possível inserir o máximo de filmes escolhidos, evitando choques de horário (às vezes não tem como evitar, e então rola o ápice da emoção, o momento “A escolha de Sofia), mais ou menos num clima de gincana. Mas dessa vez fiz em casa mesmo, o que não deixou de ser divertido, me senti lendo uma compilação de nano contos. Mas chega de papo furado e vamos ao que interessa, os filmes, organizados por seções:

Seção grátis no Parque Centenário

Only Lovers Left Alive entra na categoría filme nem tão novo do diretor fulano, nesse caso, o Jim Jarmusch. É um filme de vampiros estrelado pela hipnótica Tilda Swinton e pela misteriosa Mia Wasikowska  (uma das protagonistas do sensacional Map to the Stars de Cronemberg, ao lado de Juliane Moore). Sábado 18, 22.00

Rocky IV, le coup de poing americain O que filme que esperamos há trinta anos: um documentário ensaístico sobre todas as locuramas ideológicas do quarto filme da saga Rocky. Miércoles 22 20. 00

Cumbia la reina História da “Cuuuumbia nena” e demais comentários se fazem desnecessários. Jueves 23 20.00

Competição Internacional

Atomic Heart (Ali Ahmadzadeh) Um road movie noturno com duas garotas bêbadas pelas ruas de Teherán, “refletindo sobre a cultura pop e se deparando com situações absurdas que bordeiam o fantástico”. Pois é… eu também fiquei muito afim! MI 22, 19.30, V. Recoleta 6; JU 23, 16.30, V. Recoleta 6; VI 24, 16.55, V. Recoleta 6

Ela volta na quinta (André Novais Oliveira)  “Maria José e Norberto estão casados há 35 anos e vivem em Belo Horizonte. O casamento está em crise e isso se reflete na vida dos filhos, que suportam o peso de uma situação tão dolorosa como íntima” Adjetivado como realista, cru e cotidiano. Três tags que me convencem.JU 16, 20.00, V. Recoleta 6; VI 17, 17.30, V. Recoleta 6; LU 20, 13.00, A. Belgrano 3

Competição Argentina

Idilio (Nicolás Aponte A. Gutter) Tem um nome belíssimo e hashtags que eu retuíto:  #original, #estranhaemsuasimplicidade. Também ao parecer é o estudo de personagem, Camila (interpretada por Paula Carruega, segundo o catálogo, um achado):  “jovem abobalhada com a vida e entusiasmada com uma relação. O filme conta sua trip emocional com detalhes formais que o enchem de encanto, como os arranjos luminosos de uma canção pop.” Quase um haicai, essa descrição. A ver…MI 22, 20.30, V. Recoleta 4; JU 23, 18.05, V. Recoleta 4; SA 25, 15.30, A. Belgrano 1

Lulú (Luis Ortega)  Esse diretor é bem interessante. Gosto de um filme dele que vi numa edição anterior do Bafici, Dromómanos, estranho, lírico, sobre um grupo de marginais na cidade e nos arredores de Buenos Aires, dois anões apaixonados, um psiquiatra maldito e filósofo, dois internos de uma instituição psiquiátrica que fogem e vão se refrescar numa fonte da Avenida Libertador.  Aqui, Ortega conta a história de um casal de jovens que enfrenta uma realidade económica desfavorável numa cidade hostil. Novamente a hashtags #amorqueabrecaminhonasformasmaisestranhas me seduzindo.MI 22, 22.15, V. Recoleta 5; JU 23, 19.30, V. Recoleta 5; SA 25, 19.00, A. Belgrano 3

Seção Panorama

Olha só que interessante, alguns filmes dessa seção  investem sobre a costa argentina, o que me leva a celebrar os meus pedidos que enfim foram atendidos, vide minhas pequenas reflexões em Elogio à costa sobre as possibilidades estético-narrativas para essa paisagem à luz de Roberto Bolaño.

El paseo (Flavia de la Fuente) Essa diretora parece que é da costa, de forma que sua lente promete captar “o detalhe do cotidiano, sem cair no pintoresquismo, e exibindo uma vida interior que parece latir em sua constante quietude”. Era exatamente isso que eu queria ver! JU 16, 12.50, V. Recoleta 2; DO 19, 14.30, V. Recoleta 2; SA 25, 17.00, Lugones

Forastero (Lucía Ferreyra). Novamente a promessa de uma lente que capta a costa de forma íntima e precisa. No caso, as praias de Mar del Sur. “Uma carta de amor a um lugar único, um filme climático que combina sons, aromas e texturas de um cenário particular.” No mínimo, festival de tags adoráveis! DO 19, 22.30, V. Recoleta 8; MA 21, 15.20, V. Recoleta 8; SA 25, 21.45, V. Recoleta 7

Cavalo Dinheiro (Pedro Costa) Como não podia deixar de ser, essa seção é aquela que pinça os queridinhos dos festivais afora, o que inclui  Pedro Costa por default. Aqui o diretor português regressa a Fontainhas, agora como memória, e seus personagens, dentre os quais está o caboverdiano Ventura, seu passado e seu cavalo chamado Dinheiro. O final desse filme já apareceu num curta sobre a cidade de Guimarães (esse longa também tinha curtas de kaurismaki, Vitor Erice e Manoel de Oliveira). Costa dá um aceno político: colonialismo, Revolução dos Cravos e a crise em Portugal. MA 21, 17.00, V. Caballito 7; MI 22, 15.00, V. Caballito 4; VI 24, 20.00, V. Recoleta

Incompresa (Asia Argento)  Asia, a filha de Argento, Charlotte, a filha de Gainsbourg, num filme sobre uma garota de nove anos, filha de estrelas, e suas inquietações no começo dos anos 80. Adorável, todos sabemos e,  portanto, todos queremos, mas a sessão é só uma, portanto, CORRA! SA 25, 21.45, V. Recoleta 1

Taxi (Jafar Panahi) O diretor fulano que ganhou o Urso de Ouro de Melhor Filme no Festival de Berlim. Mais um título da safra “Prisão Domicilar”. No anterior, Panahi contava desde o seu apartamento como seria o filme que foi proibido de filmar. Aqui ele interpreta um taxista que leva distintos passageiros por toda Teerã.VI 17, 15.00, V. Recoleta 1; LU 20, 15.00, V. Caballito 7; MA 21, 21.30, V. Caballito 7

The Look of Silence (Joshua Oppenheimer)  Esse diretor foi à Indonésia filmar The Act of Killing, um filme em que os torturadores – que ainda ocupam lugar de destaque na política daquele país – interpretavam a si mesmos, resgatando alguns aspectos dos filmes de ação hollywoodianos. Todo mundo chocou, aplaudiu, discussões e mais discussões sobre o real e a ficção foram suscitadas, e agora, como diz a sinopse, “Oppenheimer dobra a aposta ao enfrentar o familiar de uma das vítimas com os assassinos”. Quero ver, mas também seria legal ver algo assim com Marines e prisioneiros de Guantánamo Bay ou Abu Ghraib não? SA 18, 20.40, V. Recoleta 2; LU 20, 21.30, Lugones; MA 21, 17.00, Lugones

Seção HUPPERT

Tem uma seção inteira dedicada a essa atriz, que  vem pra Buenos Aires como convidada e dentre vários títulos e personagens espetaculares, eu acho que fico com esse:

Captive (Brillante Mendoza) Brillante, do excelente Lola, joga Huppert numa selva sequestrada por fundamentalistas islâmicos. DO 19, 19.00, V. Recoleta 10; JU 23,

Seção Clássicos

El color de la granada (Sergei Parajanov) Uma rara oportunidade de ver algo do cinema desse diretor armênio, espécie de Alejandro Jodorosky (?) aqui, contando a história de Sayat Nova, o mais relevante poeta e trovador da Armênia, num filme em capítulos exultantes de beleza e transcendência poética.JU 23, 16.45, V. Recoleta 2; VI 24, 18.50, V. Recoleta 2

Pacto de amor (David Cronenberg) Ah, que tempo bom aquele em que o enfant terrible do cinema atendia pelo nome de David Cronemberg e não pelo nome de Lars Von Trier, não? Um dos meus favoritos com um deslumbrante Jeremy Irons interpretando dois irmãos gêmeos ginecologistas que enlouquecem após se depararem com um útero bifurcado.VI 17, 00.00, V. Caballito 4; DO 19, 23.00, V. Caballito 4; LU 20, 18.30, V. Caballito 4

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s