Home

A Puerta Roja está para Buenos Aires como o Emporio está para o Rio de Janeiro: cada lugar tem o bar bagaceiro que merece. Aquele infestado de gringos amalucados que tão afins de, depois de passar o dia batendo perna na cidade, conhecer uns, umas locais igualmente amalucados, amalucadas. É aquele pointzinho, aquele hot spotzinho cosmopolita e provinciano, cheio dos clichês e das surpresas dos encontros e desencontros transnacionais efêmeros.

Assim como eu não recomendo o chopp do Emporio pro pior inimigo, não recomendo nenhum drink do Puerto Roja, EXCETO, a prata da casa: o chilli bomb, carinhosamente apelidado de uma “dose de gastritis”. Pois se tem sempre uma dose pra cada ocasião, até mesmo a dose de cicuta praquelas ocasiões lazarentas que seja qual for o motivo, você não tem como vazar, evaporar, se mandar, se desmaterializar do lugar, o chilli bomb (ou sua versão jagger, o jagger bomb) é a dose perfeita para o acontecimento Puerta Roja. É tão parte da cultura pop, que numa listinha de porteñismos a la Buzzfeed, pode saber que vai ter uma referência ao chilli bomb.

A receita – do bar, e não do chilli que desconheço – é simples: uma mesa de sinuca pra fazer uns amigos, sensualizar, competir, ou seja lá qual for a sua onda, um balcão – ou barra, como eles chamam aqui – pros corações solitários locais e expatriados de toda a ordem não se sentirem tão expostos, pouca luz, música alta, iguarias tex mex gordurosas pra rebater as bolas de fogo do chilli e voilà: você tem uma puerta roja, uma verdadeira instituição em San Telmo.

Pra identificar é muito simples, você vai caminhando pela rua Chacabuco e quando se dá conta está diante de uma porta vermelha, abra essa porta dos desesperados e vai conferir a surpresinha que o Mallandro deixou lá especialmente pra você. Tem uns exús, claro, que dão as caras com mais frequência se você for um exemplar XX da espécie. Mas tem umas entidades mais amigas também. Foi lá que conheci meu Dom Quixote – sim, eu sou sempre o Sancho Pança da dupla – e já fiz muito carão e carinho.

Vai lá: Chacabuco, 733 San Telmo

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s