Home

Os argentinos cultivam o nostálgico hábito de escutar radio. Mas não é só isso. Alguns cultivam o nostálgico hábito de escutar radio AM. E digo nostálgico não apenas pra inserir aqui um adjetivo qualquer que se associa ao argentinismo: é que se escuta a radio levando adiante uma tradição que começou em outra, ou em outras gerações da família. Existem aqui, ainda hoje, as celebridades do radio. Uma delas atende pelo nome de Andy Kusnetzoff, que conseguiu a proeza de levar seu programa de radio Perros de Calle para a televisão: basicamente, nesse programa, se reúnem alguns tantos machos e se discute umas tantas boludeces por tantas horas. Uma vez eles incentivavam as pessoas que quisessem inserir o hábito de dormir separado numa relação a ligar lá na radio que eles se encarregariam de convencer a parte desinteressada dos benefícios do cada macaco no seu galho.

Outra celeb de radio aqui, Victor Hugo Morales também migrou pra tele, quando teve a gloriosa e ao mesmo tempo inglória tarefa de apresentar um programa com el Diego. Aquele mesmo, o Armando Maradona na época da Copa do Mundo. Gloriosa porque Morales narrou o jogo em que Diego saiu driblando meio mundo pra fazer aquele gol na Copa de 86. Mas inglória porque o DDA existe, é um fato, e Maradona é a prova irrefutável disso! O Morales era o encarregado de tentar fazer el Diego ter foco. O programa chamava De Zurda, que é uma expressão do futebol, mas também tem um outro sentido, já que zurdo também é aquele mais inclinado pra esquerda, digo, politicamente. Não é a toa que a segunda temporada é transmitida diretamente de la Habana, Cuba, e muito se falou que Fidel himself seria o primeiro convidado.

Mas curiosamente, também se escuta música nas rádios porteñas. Quando cheguei, o meu aconchego era escutar a Aspen, espécie de Antena 1 (pra quem é de Brasília), JB (pra quem é do Rio). Mas a Aspen transcende o climão yacht rock, e investe nuns hits ochentosos, noventosos mais estabelecidos e previsíveis, o que tem o seu lado bom na hora de pirar na faxina, cantar no chuveiro, e o seu lado ruim, já que peca por uma falta de identidade, à diferença das acima citadas.

Outro dia no taxi perguntamos que radio estava sonando. Foi aí que descobrimos a RQP 97.5 (Pronuncia-se Erre Cú Pê). E desde então é uma das que mais rolam aqui em casa. São horas e horas, 24 segundo eles, de puro rock’ n’ roll argento e gringo. Tem muito rock chabón, uns clássicos onda Charly Garcia, Calamaro e etc. tals, mas também tem umas surpresinhas. Descobri por exemplo, a excelente The Utopians

Mas a menina dos olhos é a BItBox. É uma radio tão maluca que você mentaliza um estilo ou até mesmo uma música específica e eles tocam. Juro! Certa vez queríamos uma inserção de cafuçagem, pra dar uma refrescada nas nossas cabeças periféricas e dito e feito. Também tem seu momentinho argentino, o programa chama Industria Nacional, mas no geral são uns hits  indies gringos, uns reggaes, uns rocksteadies. Mudei de ideia sobre Tame Impala depois que escutei Elefant nessa radio, por exemplo. Mas tem um problema: essa radio volta e meia joga no meio das musicas, uns r&b’s bem cafajestes do nada.

E então você tá lá ouvindo, e entre um  um Foster the people e um Led Zeppelin, uma voz robótica surge citando um verso de um poema do Rilke , e algo ainda mais inexplicável: eles informam sobre cooperativas do mundo todo. Numa dessas descobri que as cooperativas aportam uma porcentagem expressiva na economia do States. Recomendo um programinha do Bobby Flores, outra celeb do radio, nesse caso da Rock & Pop (e bem mais legal que o tal do Kusnetzoff) , chamado Flores Power. Ele fica lá sendo um entendido de musica, meio mau humorado, dialogando com uma minita que faz o papel de mais copada.

Sintoniza na 93.3 JAH!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s